2018-03-15

O Meu Caderno Diário

Olá! Hoje, tive um sonho que me fez pensar na mensagem que eventualmente poderia ter. Sonhei com o meu quarto companheiro, que já faleceu. Recordo-me exactamente duma característica que ele tinha que me fez, muitas vezes, pensar na causa de ele ser como era. 
As coisas não tinham muita importância para ele, isto é, havia hábitos diários que usava que me faziam um pouco de confusão, como não arrumar o que desarrumava, tipo deixar a louça por lavar, acho que o sonho tinha isso, no entanto, o que me recordo, com mais nitidez, do sonho, foi um momento em que ele tinha algo na boca e lhe perguntei porque é que ele não mastigava tudo. antes disso, foi o facto de pedir-lhe que viesse para junto de mim e ficou passivo; tive de o ir buscar. Ele fazia isto muitas vezes. Será que a mensagem é recordar-me que há comportamentos que ainda me incomodam? Talvez. Desconheço por que sonho o que sonho. Deixei de procurar uma explicação. Enfim!
Aconteceu outra situação que me fez reflectir (será que teria alguma relação com a mensagem do sonho, ou antes, algo relacionado com comportamentos em que preciso reflectir).
Um membro de um dos meus grupos no Facebook, resolveu provocar-me. 
Ontem, acrescentou uma opção à sondagem que coloquei. Eu apaguei. Hoje, voltou a acrescentar mais duas. Voltei a apagar e no momento, voltou a aparecer outra. Portanto, além de acrescentar opções sem sentido e não ter votado, escolheu usar esse método em vez de fazer comentários ou entrar em diálogo comigo, por uma mensagem. A emoção que senti de imediato foi: ficar furiosa rsrsrs
Furiosa sem me irritar. A cobardia é um comportamento com o qual tenho alguma dificuldade em gerir. Aceito que o outro seja como é, no entanto, a cobardia é falta de integridade.
Foi algo que o meu pai me ensinou através do seu comportamento: honestidade e integridade. Muitas vezes isso faz-me recordar o conceito de Honra que antigamente os guerreiros tinham. É algo que sinto dentro de mim (sei que essa é uma recordação que tenho de algumas vidas em que fui homem e guerreiro) e que vejo que as pessoas nem sempre sabem o que significa. 
O meu pai foi um homem honesto e íntegro e sei que isso nem sempre é alimentado pelas pessoas por que acham que a sociedade não valoriza essas características. Pois bem, a corrupção é algo que vemos em muitos cantos sociais, contudo podemos fazer uma escolha. A minha foi ser íntegra. Por vezes, isso incomoda os outros. Estou-me nas tintas. Porque a paz dentro de mim é mais importante. 
Bom, voltando ao que aconteceu no grupo. Reconheço que situações destas ainda mexem comigo e a pergunta que costumo fazer, é: o que tenho a aprender com o que está a acontecer. Pois bem, senti e geri o que estava a sentir, em vez de alimentar essa emoção. 
Eis o exemplo do que costumo partilhar: a gestão das emoções. Irei sempre sentir seja o que fôr, posso é escolher continuar a sentir ou não.
Perguntei-me: bom o que posso fazer? Partilhar o que senti? Assim o fiz.
Escrevi no grupo algo que parece ter resultado por que as opções deixaram de aparecer. O grupo é meu e eu faço o que quero com ele. rsrs Cada pessoa pode criar um grupo, portanto, se não gosta de estar ali, porque é que fala em fascismo, absolutismo, etc? As regras do grupo são minhas rsrsrsrs. Ninguém é obrigado a estar ali. Aceito a participação das pessoas dentro das regras do grupo que foram criadas por mim. 

O grupo tem um determinado objectivo, só lá permanece quem quer. É este o meu comportamento dentro de outros grupos, logo é dessa forma que funciono no meu. O modo que me respeito é da mesma forma que respeito o outro, chamo isso aceitação. 
Aceitar não é concordar com tudo o que o outro faz ou diz. Aceitar é respeitar como o outro é. Sei que não posso mudar ninguém (nem o desejo). Logo, aceitar é o melhor caminho. Isso também contribui para que não hajam desilusões (algo que eu deixei de ter há muitos anos). 
Sei que um dos grandes desafios dos casais é aprenderem a aceitarem-se e que traz grandes adversidades. Uns conseguem, outros nem por isso. Recordo-me de quando estava na faculdade, quando li sobre os livros de John Gray, que se debruçam sobre o comportamento que podem mudar. Observava, e recolhia os desabafos dos colegas e uma das coisas que constatei é que os homens têm mais facilidade em deixar fluir do que as mulheres, por que foram ensinados de forma diferente delas. As mulheres são habituadas, desde muito cedo, a pensar em mais do que uma coisa ao mesmo tempo (seja uma capacidade delas ou não)
e os homens nem por isso. Como eles se focam num determinado objectivo conseguem fluir com maior facilidade. Esse foi mais um facto que me ajudou a aprender a focar-me, e a outra imagem foi ser uma folha no rio. Para mim, é uma óptima visualização para fluir. 
Hoje é quinta-feira e dia de Agora Speakers. São 2 horas em que convivo e ao mesmo trabalho as minhas capacidades de liderança e comunicação. Tenho tanta coisa na cabeça para fazer que se não recorrer à lista de tarefas, acabo por andar que nem barata tonta rsrsrs e, já sei que isso não é uma boa estratégia rsrsrs
Bom, vou trabalhar. Já desabafei. Obrigada por não estar sozinha neste planeta.
Ana Guerra


No comments: