2014-08-16

Livro "Sensações" - Nana Guerra

A travessia é longa quando nos propomos embarcar pelo caminho coberto de limos que o mar empurrou através da corrente.
A descoberta longínqua dos sentimentos através das apalpadelas inseguras que o amanhecer nos obriga, faz com que o calor emerja pelo nosso corpo, e a força converte-se na certeza e passamos á margem do desejo.
A troca interna que se estabelece pela minha mente percorre-me, deixando um turbilhão que anseio esclarecido. Os momentos apaziguadores reforçam a vontade de vencer. A escalada traz-me a confiança de alcançar o cume onde se estabelece o equilíbrio e a definição clarifica-se no seu esplendor.
A descida tornar-se-á leve, onde encontro a frescura dos tempos futuros. Amanhã, ao banhar-me no rio, limpo as crostas do passado que quero esquecer.
A pirâmide que construo desde os tempos de outrora traz-me a consolação da construção erguida e restabelece-me perante as vindouras eras.
Iluminadas visões que, ardentemente, desejo encarnar, e viver, continuam a surgir no meu horizonte, e as sombras são meros reflexos que não me ultrapassam. Recusa forte, porque o amor existe em mim, latente divindade que cada vez mais cresce no meu centro.
Céptico sentimento, esse com que esgrimam comigo, mas que venço na constante.
Os azulejos reflectem as ambições coloridas e sensaborosas, que tentam escaldar o meu ente.

Amanhã
          Amanhã
sempre o amanhã
 será o espelho
        onde me vejo
e revejo
      até atingir
a calamidade risonha
                  que este sentimento
me abarga.
Embalada
           e levada
nas ondas marinhas
                 que os homens usam
         e abusam
servem-me de vestes
             renascendo e purificando
as sombras que escoam
       pelas raízes que teimam
                                    vingar
as minhas!

Homem descarnado,
            e descoberto,
revelado e temeroso.
                      (......)
                          2 Junho 1994


No comments: