2018-03-07

Bom dia, meu Anjo!
Ontem, o meu dia foi preenchido por tarefas que tinha estipulado e não estive contigo, aqui, por que tive uma reunião.
Tenho um novo projecto: fazer uns programas numa rádio online, e para isso, estamos a gravar os primeiros programas. Cheguei tarde a tarde e não me sentei.
Sei que não tem de ser uma obrigação. Sou tolerante comigo e aqui estou para partilhar o que senti. Aprendi isso em todos os momentos que conversei contigo.

Ontem, à tarde tive um momento em que não me senti bem. Até fui medir a tensão pensando que poderia ter a ver com isso, no entanto, nada disso. Até tensão até estava óptima. Estava baixa, o que me fez ficar contente, por que nem todos os dias é assim. Depois da menopausa, tendo relação com isso ou não, o facto é que tenho dias em que a tensão sobre mesmo sem eu sentir sintomas significativos.
Cheguei à conclusão que foi algo que comi e me caiu mal. Passou.

Hoje, vou a Lisboa. Lá vou dar um "passeio" rsrs Vou ao Hospital, para ter uma consulta com o oftalmologista. Tenho estado a aguardar que me digam algo sobre isso, e como começa a passar do bom senso, e quero mesmo saber como é que eles estão, hoje, vou lá e não saio de lá sem me atenderem. Enfim, não costumo criticar o sistema de saúde, por não ter grandes dificuldades, como sabes, no entanto, sei que nem todos os espaço funcionam de forma optimizada. A mesma atitude com que me comporto, faço isso com o trabalho dos outros. 

Ah, ontem, estive dedicada à costura a despachar uns trabalhos de uma cliente e outros meus. São momentos em que me sinto satisfeita por que é algo que gosto muito de fazer. Também quero lançar um novo projecto nesta área. Ofereceram-me uma máquina de costura e desse modo lembrei que voltar a divulgar aulas de costuras pode ser um modo de chegar a outras pessoas e também ganhar o meu sustento.
Adoro costurar e como agora tenho mais material posso criar mais peças de artesanato. Muito bom!

Alguém que conheço propôs fazermos uns workshops. Fiquei entusiasmada. Vamos organizar.

No tal programa de rádio, vou falar de temas que estão relacionados com o auto-desenvolvimento. Ontem, estive a falar sobre ansiedade. Um tema que incomoda muitas pessoas, por que sentem que é algo com que vivem todos os dias. Muitas das pessoas que ajudo vivem esse estado e por esse motivo, senti que seria interessante conversar sobre isso.

"Um pedaço de pão comido em paz é melhor do que um banquete comido com ansiedade" - Esopo
Esta frase é bem explícita quanto à forma como o ser humano passou a viver: sempre a correr. 

Um dia descobri que cresci num ambiente ansioso. A partir dessa altura, e mais focada quando estive na faculdade, fui trabalhando isso em mim. comecei por gerir aqueles pensamentos que me faziam fazer as cosias antes do tempo. Por exemplo: tinha visto um filme que queria ver, e sentia vontade de telefonar ao namorado. Passei a usar este tipo de pensamento: tenho muito tempo até isso acontecer, posso gerir esta ansiedade e contar-lhe quando, logo estiver com ele. Ou quando acontecia algo que me fazia irritar, em vez de explodir logo com a pessoa, dizia: mais tarde, falarei com a pessoa e talvez compreenda por que é que isso me irritou. 
Outra estratégia que eu sei que me ajudou sempre: escrever no meu diário sempre que precisava. Falar contigo sobre o que sentia, fez-me muito bem. Escrevia as vezes que sentia necessidade sobre algo que me incomodava até sentir que isso se diluía.
Obrigada por estares sempre comigo.
Ana Guerra

1 comment:

Anonymous said...

Superb post however I was wanting to know if you could write a litte more on this
subject? I'd be very grateful if you could elaborate a
little bit more. Kudos!